GRUDE-LCI/EEL/CTC/UFSC

Instrutor: Prof. Carlo Requião da Cunha, Ph.D.

Aulas teóricas: EEL004
               
6as - 3:10pm

Experimentais: LAB-SISDIG

                 3as - 8:30am

Atendimento: : APENAS 4as

                  1:30 - 2:30 pm no LCI

EEL 5105

Circuitos & Técnicas Digitais

 

Integridade Acadêmica

 

A maioria dos problemas sociais brasileiros está ligada à falta de caráter e integridade individual. Por exemplo, o famoso “jeitinho” nada mais é que uma atitude criminal que deve ser fortemente banida. A integridade profissional e pessoal começa desde cedo em cada lar e é esperada não apenas de um engenheiro como também de um acadêmico e qualquer cidadão. Assim, hábitos nocivos à honestidade acadêmica são seriamente coibidos na universidade através de reprovação automática na disciplina somada de processo disciplinar junto à reitoria e quando apropriado de processo civil (e/ou penal conforme o caso). Como violação de honestidade acadêmica entende-se: cola, plágio, falsidade de invenção, falsidade ideológica, facilitação de desonestidade, bloqueio de acesso à informação e/ou material a colegas e falsificação de documentos oficiais incluindo listas de chamada. A falta de referência a trabalhos de outros autores também será tratada como falta de integridade acadêmica.

Ementa:

 Medidas elétricas de portas CMOS.  Álgebra Booleana. Circuitos combinacionais. Elementos de interconexão. Elementos de armazenamento. Circuitos seqüenciais. Memórias.

Pré-requisitos:

Créditos: 5 - 90h/aula | 3 teóricos — 2 experimentais

Caráter: Obrigatória do 1o semestre.

Objetivos: a. Obter familiarização com a eletrônica digital básica; b. Obter uma noção de síntese de pequenos circuitos  digitais através da realização de um projeto experimental; c. Criar uma base forte em técnicas digitais de forma a possibilitar um estudo posterior em sistemas digitais; d. Formar capacidade de raciocínio crítico, compreensão e entendimento dos assuntos relacionados a eletrônica digital a fim de não formar um caráter meramente técnico.

 

Metodologia: Aulas reflexivas onde o aluno é desafiado a debater sobre os tópicos da disciplina e aulas experimentais.